Em 16 de janeiro de 1958 foi fundada a Associação Profissional do Comércio Varejista de Gramado. Sua primeira administração foi formada pelo presidente Adail de Castilhos, o secretário Walter Bertoluci e o tesoureiro Arno Michaelsen.
Em 26 de abril de 1958, os diretores da Associação iniciaram o processo de investidura sindical.
Após diversas mobilizações de empresários da cidade de Gramado para organizar a categoria, foi fundado oficialmente o Sindicato do Comércio Varejista de Gramado (Sindilojas Gramado) em 11 de setembro de 1958, com 30 associados iniciais.
Em 26 de novembro de 1958, o Sindilojas Gramado filiou-se à Confederação Nacional do Comércio e à Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul).
No ano de 1992, com a necessidade de representação local dos municípios representados pela Fecomércio-RS, o Sindilojas Gramado iniciou o processo de extensão de base territorial, representando os municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Cambará do Sul, Jaquirana, São Francisco de Paula e Bom Jesus, tornando-se Sindicato dos Lojistas da Região das Hortênsias (Sindilojas Região das Hortênsias).
No ano de 2006 o Sindilojas Região das Hortênsias entrou com novo processo para extensão de base, repassando o município de Bom Jesus para o Sindilojas Vacaria e adotando o município de Picada Café.
Em 2011 obteve a Carta Sindical emitida pelo MTE com os CNAEs e cidades de representação atual.
O Sindilojas Região das Hortênsias conta hoje com uma representação de mais de 1600 empresas e mais de 350 associados.
PRESIDENTES